quarta-feira, 21 de abril de 2010

Long Time




Recentemente passou na TV o filme Efeito Borboleta, pelo qual assisti pela 3° vez. Esse é o tipo de filme que pode reprisar que eu estarei assistindo, assim como: Ghost e Meu primeiro Amor, que não canso de assistir.

Efeito Borboleta é um filme contemporâneo, que nos força a uma analise sobre nosso passado, fazendo uma projeção em relação ao nosso futuro.

No filme traz como personagem principal, Evan (Ashton Kutcher) um jovem que luta para esquecer fatos de sua infância. Para tanto ele decide realizar uma regressão onde volta também fisicamente ao seu corpo de criança, tendo condições de alterar seu próprio passado. Porém ao tentar consertar seus antigos problemas ele termina por criar novos, já que toda mudança que realiza gera consequências em seu futuro.

Toda vez que vejo esse filme, me faz lembrar a minha vida e das minhas escolhas, como qualquer pessoa eu tenho arrependimentos, pois seria bom se eu falasse em certos momentos e me calasse em outros, tivesse dito sim em algumas oportunidades e tivesse dito não em outras, ter roubado aquele beijo, me declarado quando tive a oportunidade, tivesse me contido naquela situação e tivesse me manifestado em outras situações.

Mas se pudéssemos voltar no tempo, isso seria garantia de felicidade? Será que se pudéssemos alterar nosso passado, seria garantia de felicidade no presente?

Muito provavelmente não, pois nós nunca estamos satisfeitos com o que temos, essa é a diferença que nós temos em relação aos animais, nós buscamos sermos felizes e eles simplesmente o são.

Se eu pudesse voltar no tempo, voltaria aos meus oito anos de idade, seria uma criança mais confiante e menos complexada e não iria ligar para a opinião das outras pessoas. Com isso seria mais aceito pelos meus amigos e etc.

Mas se eu fosse assim com certeza eu não teria a personalidade que eu tenho hoje, não teria a mesma visão que eu tenho hoje. Pois muito provavelmente eu seria tão fútil quanto os meus amigos eram e hoje por conseqüência seria uma pessoa vazia.

E com certeza não teria escrito muito de meus textos e nem teria feito o blog do Homenzinho de Barba Mal Feita, no máximo teria um blog de humor com piadas copiadas da internet.

Mas toda escolha exige sua renúncia, se voltássemos ao passado e conseguíssemos a solução de um problema, por conseqüência criaríamos outros problemas. Nós só aprendemos com nossos erros e temos a ridícula tendência de somente valorizar aquilo quando perdemos.

O tempo em si é um grande professor, somente ele nos ensina com as derrotas e valorizarmos as vitórias. Com o tempo amadurecemos, crescemos como pessoa. Com o tempo deixamos de ter medo do escuro, deixamos de ser tão tímidos, de sermos tão inseguros.

Aprendemos que tamanho não é documento e que ter uma bundinha empinadinha não é tudo nessa vida. Deixamos de sermos tão fúteis, aprendemos a dar valor as coisas simples da vida, as coisas que realmente são importantes para nós.

Efeito Borboleta traz a tona o eterno desejo apoteótico do homem em decidir o seu destino, o desejo enraigado de controlar o tempo. No filme mostra como é frustrante para o pequeno grande ego do homem, em constatar a dura realidade, de que é controlado pelo tempo de que não pode voltar atrás e mudar o passado e decidir o futuro.

E se tivéssemos a possibilidade de voltar no tempo e consertar as besteiras que cometemos, a vida perderia muito do seu dinamismo, e deixaríamos de aprender com os nossos erros, pois é através dos erros que buscamos alcançar a perfeição.

Texto de autoria de Kadan Cordeiro, fora devidamente registrado em cartório.

5 comentários:

  1. Eu adoro Efeito Borboleta...(só vi o 1 até hj), mas já i umas 7 vezes...gosto mto das história..prende mesmo a gente.

    ResponderExcluir
  2. Oi Kandan!

    Tb adoro esse filme. E essa reflexão que ele traz sobre os atos do passado se refletirem no presente é uma grande lição para todas as pessoas.

    Abraço,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. tb adoro esse filme, muito legal.
    Na minha opinião sempre a momwntos que gostariamos de voltar no tempo e concertar algo que fizemos de errado...
    ainda bem que não podemos pq se pussimos como vc disse a vida perderia muito da graça, porque viver é cometer erros e aprender com eles.

    xau

    ResponderExcluir
  4. eu já ouvi falar mais nunca parei pra ver
    mais é legal sim se for isso msm

    ResponderExcluir
  5. POIS É MEU AMIGO!!!
    EXATAMENTE ISSO SERIA MUITO PATETICO TERMOS ESTA POSSIBILIDADE DE CONCERTAR AS NOSSAS ERRATAS MAS.... ESTE FILME ME FEZ REFLETIR SOBRE ISSO MESMO QUE NOS SÓ TEMOS UMA ESCOLHA E CADA ESCOLHA FEITA NOS TORNA REFEN DE NOSSAS PROPRIAS ESCOLHAS ENTÃO...PENSE ...REFLITA....ANTES DE FAZER ESCOLHAS ....APOS ASSISTIR ESTE FILME MINHA VIDA TOMOU RUMOS BEM DIFERENTES....VC É FANTASTICO BJUS

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br