sábado, 5 de março de 2011

O sentimento da perda



“O Ser humano tem o triste hábito de só valorizar aquilo, quando se perde”. Quem escreveu essa frase, foi um camarada que eu gosto muito do que ele escreve chamado: Marcel Proust, que morreu ainda na década de 20. Não vou escrever sobre Proust e suas teorias, mas sim sobre o que reflete essa frase e todo o seu contexto.

Enfim, fato que essa frase reflete a mais absoluta verdade, se assim pode-se dizer. A veracidade dessa frase do Proust, pode se constatar em muitas ocasiões, principalmente em relacionamentos amorosos.

Há um tempo, escrevi a crônica: “Os Brutos também amam”, onde relatei a dificuldade que os homens sentem em lidar com seus sentimentos. Citei nessa crônica, o caso do meu amigo, que só passou a valorizar e reconhecer o que sentias por sua noiva, depois dela ter terminado com ele.

No caso desse meu amigo, ele só pode constatar o amor que ele sentia após ter perdido sua noiva. Mas porque muitas vezes nós só nos damos conta do amor que sentimos, quando a pessoa que amamos,nos deixa?

Isso acontece não só no amor, mas no trabalho, nas escolhas que fazemos ao longo de nossas vidas. Quem nunca disse aquela velha frase: “Eu era feliz e não sabia”, “se eu pudesse voltar no tempo, eu voltaria”???

É sempre difícil ter a consciência de que determinadas coisas, nunca mais voltarão. É um sentimento de vazio que sentimos dentro de si. Um sentimento de inutilidade, um sentimento de remorso, e de culpa muitas vezes. É devastador ter a certeza de não ter uma segunda chance, de viver certos momentos e não cometer os mesmos erros.

Talvez esse sentimento não seja propriamente amor, muitas vezes é apenas orgulho ferido. Não é difícil encontrar pessoas, que não aceitam o fim de um relacionamento. Muitas vezes é nutrido um sentimento de posse, onde a pessoa seja homem ou mulher, faz ameaças, começam a praticar a famosa tortura psicológica, para ter a pessoa amada de volta.

Quando esse sentimento sai de controle, acabam acontecendo os crimes passionais. Na maioria dos casos, praticado por homens, justamente devido à falta de controle emocional, como já foi citado.

Analisando os meus relacionamentos, pude constatar que todas as mulheres que nutri um sentimento mais intenso, foram exatamente às mulheres pelo qual não tive em meus braços. Por algum erro, por algumas falhas, perdi certas oportunidades.

Mas infelizmente, nós só aprendemos a valorizar na saudade, é no vazio que se aperta o coração, e que temos a nítida certeza que aquela pessoa faz falta. Só com o tempo e com a maturidade que conquistamos ao longo dos anos, aprendemos a deixar de perder as boas oportunidades que a vida nos oferece.

Um comentário:

  1. vivo exatamente o contrário: supervalorizo as pessoas enquanto estão ao meu lado, estou sempre demonstrando meus sentimentos. seria bom balancear.

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br